quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Educação de acordo com os avós

Meu pai costuma ser, digamos, bem 'claro' em sua disciplina e em relação ao que ele esperava de seus filhos. Nada de mal, em minha opinião. Aliás, se dependesse só de minha mãe, que falava, falava, mas nunca nos dava um castigo, seríamos uns pestinhas! Ha!
Mas daí os anos se passaram e meu filho nasceu, sabe como é, primeiro neto homem... Fiquei impressionada com a atitude de meu pai quando eu ia disciplinar meu filho. Ele o defendia prontamente. Era sempre compreensivo e tinha uma enciclopédia de desculpas para as travessuras do neto (que, é claro, adorava tudo isso!).
E um dia eu disse ao meu pai:
- Pai! Quando eu era pequena você era bem mais duro comigo! Se eu não andasse na linha...
E ele, se virou para mim e respondeu (na maior cara-de-pau, ou será cara-de-pai?!):
- Eu?!
No início eu ficava contrariada com isso. E quando ia visitar meus pais, pensava: " Lá se vão 6 meses de disciplina perdidos!". Mas eu fui amadurecendo e finalmente parei de lutar contra isso. Passei a relaxar e deixar que meus filhos curtissem esses momenos únicos com os avós. E compreendi que para eles, neto é 'filho com acúçar', sendo esse acúçar apenas uma camada extra de amor e compreensão. E quem é que não precisa disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário