terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Faça uma limonada!

Estou começando uma vida em outro país. Mudei-me a pouco mais de um mês, e obviamente ainda estou me organizando e estabelecendo. Portanto, minha casa não está completa e ainda faltam alguns móveis, etc.
Ontem, quando estava tentando organizar algumas coisas e me deparei com os brinquedos que meus filhos ganharam no Natal (meu marido tem uma família BEM grande), que estavam espalhados no chão do quarto por falta de um lugar melhor onde guardá-los (pois é, o armário já atingiu a capacidade máxima!), eu fiquei desanimada com a bagunça e reclamei: "Olha só que bagunça! Preciso organizar isso se não vou enlouquecer!"

Então, comecei a reparar em todas as coisas que eu ainda não tenho ao redor da casa, e o sentimento de frustração foi crescendo.
Mas, de repente, algo me fez lembrar que na verdade eu estava vendo as coisas um pouco fora de foco e era isso o que estava ocasionando toda aquela frustração e ansiedade.

É verdade que ainda preciso de móveis e alguns outros detalhes a fim de organizar melhor a minha nova casa. Mas ao invés de simplesmente focar na bagunça dos brinquedos pelo chão e nas coisas que ainda não tenho, porque não ficar agradecida pelos meus filhos terem ganhado novos brinquedos e por tantas coisas que eu já tenho?
Bem, para mim essa mudança de "foco" fez toda a diferença e transformou o meu dia, que poderia ter sido frustrante e "pra baixo".
Uma vez eu li que a vida é como um donut (rosquinha); se você fica olhando para o buraco que existe no meio do donut só vai ver vazio e ficar frustado; enquanto que na realidade existe algo bem melhor ao redor no qual focar!

Não foque nas coisas que você não tem ou em como as coisas poderiam ser, mas sim esteja agradecido pelo o que você tem (o que não significa que você não possa desejar outras coisas e vá desistir de lutar por elas, pelo contrário) e aceite as coisas como elas são (ainda que você trabalhe duro para mudá-las caso não esteja satisfeito com elas; o que na verdade deveria estar fazendo). O ponto é ser positivo. Se te derem um limão, então faça com ele uma limonada! Ah, e sirva-a aos seus amigos também!

Desejo a todos um feliz 2010! Com ou sem limonada!

2 comentários:

  1. Saudações!
    Excelente Post!
    Amiga Gisela, gostei muito no curso que você deu nas coisas... De repente poderia ter sido um dia nada bom, e graças a sua sensatez tudo transcorreu bem e as coisas tomaram seus lugares.
    Parabéns bens pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo, Gisela! Quando o inverno terminar (se é que termina aí...kkkkkkk), veja as "garage sales" da vizinhança... Geralmente a gente encontra ótimas coisas super baratinho.

    Quando meus filhos eram pequenos, eu morei numa casa que tinha um quartinho só para os brinquedos. Aí ficavam lá espalhados e eu só fechava a porta..rs

    ResponderExcluir