sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Cativa-me!


Quem és tu?... Perguntou o principezinho ...
Tu és bem bonita ...


Sou uma raposa ... ela respondeu ...

Príncipe: vem brincar comigo ... estou triste.


Raposa: eu não posso brincar contigo! Não me cativaram ainda.

Príncipe: ah! desculpe-me... o que quer dizer "cativar"?

Raposa: tu não és daqui ... que procuras?

Príncipe: procuro amigos ... que quer dizer "cativar"?

Raposa: é uma coisa muito esquecida ... significa criar laços.

Príncipe: criar laços ?

Raposa: Exatamente! Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos! E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim.
Não passo a teus olhos de uma simples e mortal raposa igual a cem mil outras raposas.

Ah!!! Mas se tu me cativas...

nós teremos necessidade um do outro.
Serás para mim o único no mundo,
e
eu serei para ti a única no mundo...
E a raposa continuou...
Minha vida é monótona. Eu caço galinhas e os homens me caçam.
Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também.
E
por isso eu me aborreço um pouco.Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol...
Conhecerei seus passos, um barulho que será diferente dos outros.
Os
outros passos me fazem entrar debaixo da terra.
O
teu me chamará para fora da toca...

Será como música aos meus ouvidos... E, depois, olhai! Ves longe os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma... e isso é triste!

Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então, será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti... E eu amarei o som do vento que passa no trigueiral... Por Favor, Cativa-me!!!

Bem quisera . . . disse o principezinho . . . mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas outras coisas para conhecer.


A
gente conhece bem as coisas que cativa . . . disse a raposa... Os homens não têm tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não tem mais amigos.

Se tu queres um amigo ... anda ... vamos ...

cative-me !!!

por causa da cor de teus cabelos, ao olhar os campos de trigo...

tu estarás sempre presente em meu coração...

Obs: Texto extraído do livro "O Pequeno Príncipe" de
Antoine de Saint-Exupéry

4 comentários:

  1. Um best-seller sem dúvida, um dos livros mais profundos que li.
    Uma das muitas frases que gosto:
    - Quando a gente anda sempre para frente, não pode mesmo ir longe...

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores livros que li sem dúvida, li quando tinha uns dez anos e até hoje me lembro de algumas boas lições.

    Só uma coisa você poderia liberar para deixar comentário com nome e url, porque assim quem tem site fora desses sistemas não loga.

    ResponderExcluir
  3. Amooo esse livro!
    Parabéns pela postagem ;)

    Abraço
    Serenissima

    ResponderExcluir
  4. Olá Gisela,

    Eu tenho este livro e tenho também uma edição dele diferente, vendida na feira de Frankfurt na Alemanha e enviada por um amigo alemão, que lá esteve. Nesta edição, o título é "O principezinho", mas a história é a mesma. Gosto muito dessa idéia de cativar alguém. Durante a minha vida, por várias vezes me referi a esta passagem, explicando a outras pessoas do que se tratava. Outra parte do livro que gosto muito é daquele desenho do carneiro dentro de uma caixa...rs

    ResponderExcluir