sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Benefícios de atividades ao ar livre


Trecho da Web

Você já notou a diferença no comportamento de suas crianças quando elas estão ao ar livre em vez de "engaioladas"?

As suas crianças hoje em dia têm dias inteiros para explorar a natureza e desfrutar da liberdade ao ar livre? Brincar ao ar livre de forma não estruturada está se tornando uma relíquia do passado? O acúmulo de evidências está apontando para o fato de que as crianças estão passando cada vez mais tempo dentro de casa, desconectadas da natureza por causa da atração exercida pela televisão, internet ou video games.


Tempo na natureza ajuda a:

  • desenvolver habilidades motoras
  • melhorar a memória
  • instigar a criatividade
  • manter a obesidade sob controle
  • melhorar a capacidade de atenção
  • diminuir a inquietação
  • reduzir o estresse

Estudos:

Há cada vez mais literatura sobre os efeitos profundos da natureza no bem-estar dos adultos, incluindo mais bem-estar psicológico, função cognitiva superior, menos moléstias físicas e recuperação mais rápida de doenças. É amplamente aceito que o ambiente tem um efeito mais profundo nas crianças pela sua natureza mais maleável e vulnerável (Wells 2003).

Pesquisas promovem evidências convincentes de benefícios significativos para as crianças de suas experiências na natureza. As descobertas incluem:

Crianças que sintomas de TDAH podem se concentrar melhor depois de terem contato com a natureza (Taylor 2001).

Crianças que veem a natureza, ou têm contato com ela, têm notas mais altas nos testes de concentração e autodisciplina. Quanto mais verde, melhor as notas (Wells 2000, Taylor 2002).

Crianças que brincam regularmente na natureza demonstram uma aptidão motora mais avançada, incluindo coordenação, equilíbrio e agilidade, e ficam menos doentes (Grahn, et al. 1997, Fjortoft 2001).

Quando as crianças brincam na natureza, sua brincadeira é mais diversificada e goza mais de criatividade e imaginação, o que estimula habilidades de linguagem e trabalho cooperativo (Moore & Wong 1997, Taylor, et al. 1998, Fjortoft 2000).

Exposição à natureza incrementa o desenvolvimento cognitivo das crianças melhorando as suas habilidades de consciência, raciocínio e observação (Pyle 2002).

A natureza abafa o impacto do estresse da vida nas crianças e as ajuda a lidar com a adversidade. Quanto mais exposição à natureza, maior os benefícios (Wells 2003).

Brincar em um ambiente natural diversificado reduz ou elimina a intimidação (Malone & Tranter 2003).

A natureza ajuda as crianças a desenvolverem a observação e a criatividade e incute uma sensação de paz (Crain 2001).

Experiências precoces com o mundo natural têm sido positivamente relacionadas ao desenvolvimento da imaginação e do senso de admiração (Cobb 1977, Louv 1991). Admirar-se é um importante motivador para o aprendizado de toda a vida (Wilson 1997).

Crianças que brincam na natureza têm mais sentimentos positivos em relação às outras crianças (Moore 1996).

A natureza estimula a interação social entre as crianças (Moore 1986, Bixler, Floyd & Hammutt 2002).

Ambientes ao ar livre são importantes para o desenvolvimento da independência e autonomia das crianças (Bartlett 1996).

*Fonte: Vita. / Foto: Webshots.

Nenhum comentário:

Postar um comentário