quinta-feira, 15 de abril de 2010

Stop the Bullying! Abaixo o Bullying!

Ontem houve uma campanha na escola dos meus filhos contra o Bullying.
*"O seu significado vem do inglês e quer dizer amedrontar. Refere-se a atitudes ameaçadoras que se processam por meio de agressões físicas ou verbais e que podem impedir o desenvolvimento físico e emocional saudável.
Caracteriza-se por qualquer agressão física ou emocional que seja praticada de forma sistemática e repetida. É o que ocorre com freqüência tendo como alvo aquela criança magrinha que passa a ser denominada “palito”, a alta que vira a “girafa”, o obeso que passa a ser conhecido como “baleia”, o de óculos que se transforma no “quatro olho” assim como o “vesgo”, o “barrigudo” que passam a ser conhecidos pelo estigma a eles atribuído quer se importem ou não. Aliás, se demonstrarem aborrecimento, então é pior, a carga é maior e se perpetua pelo simples prazer de saber que o alvo foi atingido. Outras ações também podem estar relacionadas ao bullying, além de colocar apelidos, gozar, ridicularizar. Caracterizam-se por excluir, isolar, intimidar, dominar e ofender.
"
* Trecho retirado do site: http://www.meuartigo.brasilescola.com

Em função da campanha, meu filho vestiu uma camisa cor-de-rosa "oficial", com dizeres que achei bem interessantes.
A origem da camisa cor-de-rosa resulta do fato real de um menino que foi para a escola vestindo uma blusa pólo cor-de-rosa e por isso foi grandemente hostilizado por colegas. Um grupo de crianças e professores se sensibilizou com a situação e, no dia seguinte ao episódio, todos estavam vestidos com camisas cor-de-rosa numa demonstração de apoio e solidariedade à criança. Desde então a camisa cor-de-rosa virou símbolo da campanha contra o Bullying em Vancouver.
Eu achei a ideia muito interessante, e fiz questão que o meu filho usasse uma camisa oficial (com a aprovação dele, é claro).
Uma campanha muito legal e esclarecedora.
Vamos acabar com o Bullying nas escolas!
Infelizmente, normalmente as crianças que perpetuam o Bullying sofrem abusos em casa, sejam emocionais ou físicos e depois "descontam" em outras crianças na escola. Ou são negligenciadas pelos pais, ou os pais são Bullies e transmitem esta maneira de interagir com outros aos filhos.
Ensine seu filho a respeitar os outros, ainda que sejam diferentes (ou que vão para a escola com blusa cor-de-rosa!). Todos têm direito de usufruir de uma aprendizagem livre de Bullying.
Abaixo o Bullying!
Abaixo o Bullying! Sua escola - sua cultura. Mantenha-a segura (tradução literal).

2 comentários:

  1. Sem a efetiva participação da direção da escola e de todos os demais funcionários, a campanha não surgirá efeito.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Drauzio. Mas pelo o que eu tenho observado, a escola como um todo realmente participa e a mensagem anti-bullying está sempre presente e é bastante enfatizada, inclusive nas salas de aula.
    Abraço,
    Gisela.

    ResponderExcluir